terça-feira, janeiro 30, 2007

Workaholic

Dizia eu que viria cá na segunda, mas não deu..
Ontem saí de casa às 8.00 e só regressei às 23.00.
Estive a tratar de papelada aqui no Hospital e a escolher um horário para mim. Surpresa das surpresas à 2.a calhou-me dia de urgência em medicina interna. Intensivo mas gratificante, passei o dia com uma interna complementar, muito porreira. Coincidência ou não tb andou a viajar sozinha há uns tempos atrás (inclusivé no Brasil).
A minha mala ainda não a desfiz. Tou ansioso por organizar os contactos e começar a contar novidades, trocar fotos e muito mais. A saudade propriamente dita ainda não chegou porque ainda não parei para ter aqueles momentos de reflexão. Depois de chegar ao Porto dormi 15h seguidas no primeiro dia e 12h no dia seguinte (deu para repor baterias).
Por isso não estranhes se ainda não te respondi. é só mesmo uma questão de dias para sedimentar a poeira que ainda paira no ar.
Beijos e abraços a todos (já em português de Tuga).

sábado, janeiro 27, 2007

Cheguei!!

Só pra dizer, bem rapidinho, a toda a gente que cheguei bem a Portugal. A viagem passou a voar :). Galhei dte todo o tempo. So acordei mesmo quando a hospedeira me beslicou para jantar.
Já estou no Porto em minha casa. A minha bagagem ficou perdida em Lisboa, mas nada que 1.30 no aeroporto Sa Carneiro não resolvesse. Sinceramente nao fiquei muito stressado porque podiam-me tirar a mala mas não a experiência!!

Segunda vou começar uma nova fase da minha vida e ainda bem. Se tudo se resumisse a férias elas deixavam de ter encanto.

Beijos e abraços a tuti el mundo!!

PS: só volto na segunda feira à internet (se aguentar até la)

sexta-feira, janeiro 26, 2007

Salvador, Natal e a Saudade


Oi, encontro-me agora em Natal e estou a reviver os locais por onde passei 1 ano atras. A compra de ticket para o onibus, o onibus A qu sai do aeroporto e me deixa perto do natal Shopping e daí directo para Ponta Negra.

Virei 2 noites, ou seja já não durmo em terreno horizontal e estável há mais de 48horas. Claro que se vai dormitando ali e acolá (2horas no avião, 2 horas no festival de verão eh,eh, 2horas na praia de manha), mas claro esta que a relaçao sono REM/não REM esta alterada :). Mas não me sinto mal, ja o fiz antes por isso sei como lidar com isso. Tenho mais de 8 horas de aviao hoje esperando por mim. Maravilha, um encosto.
Como devem ter reparado ontem nao puliquei nada. Nao deu mesmo. Os ultimos 2 dia em Salvador "foram dez", expressao predominantemente bahiana para dizer "100por cento"(aqui a nota maxima de avaliaçao é dez). Foi engraçado pois o people que conheci e me disse essa expressao passou tb a usar "isso é vinte, em Portugal" :). Minha mainha isto deve ter algum nome tecnico_ vou chamar-lhe "promiscuidade linguística" :)
Salvador nao me surpreendeu e surpreendeu-me. Primeiro pq tudo o que me falarm é mesmo verdade: é o paraíso. segundo pq como nunca tinha estado no paraiso foi algo que superou tudo!! Dai o paradoxo.
Tudo esta em harmonia: as bafaradas de ar quente, a alegria de todo um povo que nao consegue parar de dançar e sorrir (muitos deles podem ate ser falsos, mas que interessa). Acho que tinha ficado nos 2 ultimos dias em salavdor. ando um pouco perdido nos dias de semana, so tenho controlado o numero do dia.
dia 23 passei o dia na praia da Barra, uma autentica piscina a disposiçao. Costumo tomar banho em água mais fria em casa e nao tou a exgerar. Temperatura acima dos 28 seguramente. Sentia-se um arrepiozito quando se levantava da água. Fui ao Farol ver a vista, sozinho mas empretigaitado. Alimentado a soro (água de coco),salgados, queijo coalho na brasa (lembras Xicote?),sandwiches naturais na praia, acaraje, skol gelada, etc...Conheci alguma gente daqui. Stresso qdo conheço turistas, estou ca quero é entrar no mundo de ca. 2 baihanas: Jessica e Franqueline. Muito simpáticas e hospitaleiras. O por do sol chegou (visto no morro dos namorados_local onde muito people se desloca (tal como em Jeri Xico_mas aqui com um dimensao bem menor). Tinha combinado com a Georgilina, australiana q estava no hostel para irmos a um "samba de fundo do quintal". O que mais me fascinou foi que ela disse que ia estar com um Pai de Santo, uma das pessoas "mais influentes" do candomble... MAs cheguei atrasado, eram 20.30 e tinha combinado as 20.00 (exaltei-me a tirar fotos do sunset. Mas a noite foi igualmente optima. Acabei por ir jantar um verdadeiro manjar ao som de um samba a uns 50 passsos do hostel, acompanhado pela Franquelene. E aprendi muito com ela: giria, sotaque e essencia no viver.
Depois o pelourinho: à terça é o melhor dia, estive a ver Geronimos na escadaria do Carmo, lotado!! Cama, pois tava cansado. Dia seguinte praia do Flamendo, melhor que tudo, lagoas de areia onde nos deitamos, nos derretemos... tudo muito bom!! DAi fui directo e mais uma vez sozinho para o Festival do Verao (o maior do brasil se se excluir aqueles esporadicos como o Rock in Rio).Calçao, t-shirt, havaina e mais nada. Gigante. demorei meia hora para o contornar. Banda Eva, Cidade Negra, Chiclete com Banana (Xico!!!)... E tava eu ali feito um tolinho... as vezes ponho-me a pensar (mas so as vezes). Conheci algum pobao. Dayana um beijo. Obrigado por me aturares! Estivemos a aguardar que o dia nascesse para sairmos do recinto com segurança. Foi optimo, fomos os 3 (eu, ela e uma amiga) ver o nascer do sol em cima de uma duna branquela branquela, que nem putos. Dai peguei o bus com ela, cheguei ao hostel as 7.00 e bora la. As 8 havia que sair para ter um dos dias mais fantasticos que ja tive. Passei o dia com a Georgilina, Franquelene e a Alessandra (francesa) numa skuna (barco) das 9.30 ate as 17.30. Visitamos 2 ilhas (dos frades e outra que ja nao lembro). Optei por nao ir ao morro de S Paulo, pois nao havia tempo e a despesa para la chegar é gde e nao compensava ir e vir no mesmo dia.
Skuna: fruta, mar, sol, mais de 50 pessoas e samba ao vivo todo o dia. Simplesmente... Ta bem eu calo-me. Nao falo mais. 17.30 fui ao mercado modelo, visitei o underground de lá (local onde os escravos eram acorrentados e mortos). Um ambiente pesado. Nao tive coragem de tirar fotos por respeito.
Fui buscar a minha mochila e visitei o dique do tororo, lago gde com varias estatuas de orixas. lindo! Dai foram 2 horas de bus ate ao aeroporto (transito infernal devido ao festival_afinal era dia de Ivete). Fiz check in e a minha preocupaçao era nao adormecer. atraso de 1hora no voo. cheguei a natal mais ou menos as 3.00, dormi 2 horas nuns bancos que nao dava para deitar (q dores de costas..). qdo amanheceu peguei um bus e directo ponta negra-praia.
Deixei as minhas coisas num cofre no aeroporto. chinelo e bermuda solamente. Estava a olhar para o mar e um cara q da aulas de surf perguntou-me s queria. depois de regateado o preço bora la afinal de contas tou aqui pra que.
Ja me pus em pe na prancha (2 vezes), mas confesso que podia ter aproveitado mais, as vezes pegava uma onda e tava tao molengao que deixava-me ir sem me levantar sequer. é o que faz passar 3 dias na bahia.
E pronto acho q o essencial esta aqui. Foram 21 dias, mas foram experiencias de varios anos. Agora ha que por os pes novamente em terra e trabalhinho.
Bem vou-me por a caminho... para ai.
Devo chegar ao Porto Portugal as 9.00 dia 27.
Paulo depois manda-me um msg pro tmn a dizer se vais a Celorico. Eu vou de metro pra casa qdo chegar.
E pronto brother vou-te passar o testemunho; deves estar ansioso: para alem de ires para um local novo deves estar a sentir aquele medozinho do desconhecido e o respeito da altura. Apesar de aparentemente tranquilo devo confessar que qdo cheguei ao Rio e sai do aeroporto tava todo todo ca_adinho :)

terça-feira, janeiro 23, 2007

Salvador da Bahia- "A Cidade da Felicidade"


Salvador 7.50 da manha, Laranjeiras´s Hostel. Aqui o Sol é regra, desde que cheguei nao sei o que é a sombra de uma nuvem.
Ontem passei o dia a conhecer o centro da cidade, as redondezas do pelourinho. Andei sempre por minha conta e a pé. cheguei ao fim do dia de rastos. Igrejas tem muitas mas só entrei em uma, pois nota-se que a influência POrtuguesa é marcante e eu tenho interesse em conhecer coisas novas.

Bem Terreiro. Paguei uma visita guiada ao "templo" do Candomblé, uma religião de origem africana importada aquando da chegada dos escravos de África ao Brasil.
Na altura o catolicismo era preponderante e os grandes senhores nao permitiam nenhuma forma de expressao dos seus submissos (pois eram somente "coisas"). Como tal foram adoptadas formas de contornar esta censura.
os escravos construiram altares com objectos catolicos e debaixo deles guardavam os símbolos de África. é uma religião oral, sem livro, sem uma regra rígida e em constante mutaçao.Transmitida pelas gerações, por isso os mais velhos são muito respeitados. Eu fui a uma das comunidades (que são independentes uma da outra). ONtem foi a louvaçao a Ogum (o Orishas da guerra). Orixa significa cabeça de anjo e eles acreditam que cada um tem o seu dependendo da sua personalidade. Por exemplo, Ogum seria o Orixa dos polícias, militares ou alguem com o ímpeto de defesa/resoluçao de problemas. Existem muitos, muitos e não decorei o nome de todos.
Já tinha ouvido falar de candomblé, mas tinha uma noçao diferente tal como a maioria das pessoas. Usualmente diz-se que é uma religiao de magia negra, que nem a Macumba, mas nao tem nada a ver. No Candomble ninguem chora a morte pois o nosso intelecto fica no mundo, nao necessariamente na terra (o Católico tb acredita na "ressurreiçao", mas mesmo assim chora...).
Fui num local semelhante a uma Sanzala (local onde os escravos antigamente se expressavam). De referir que antigamente toda e qq expressao deste tipo era punida no Brasil e somente em 1989 surgiu uma lei federal que tornou possivel que o Candomble podesse ser vivido sem medo e represálias.
O ritual consiste em muita festa, só festa. Os santos (?), mulheres vestidas de branco dançam ao redor de 1 altar(?) durante muito tempo de 1 forma semi-mecanica a que eles chamam de transe (ou hipnose se quiserem). (aquilo começou as 20,00 e viemos embora as 23,30 e disseram-me que continuava até muito tarde).
Nos eramos a "plateia", havia muitas pessoas assitindo(cerca de 100_so 10 eram turistas, o resto eram "praticantes"). Os homens sao separados das mulheres e no local nao deve haver nenhuma expressao de sexualidade, o respeito impera, mas um respeito muito liberal. As pessoas falam, dançam, riem (muito), saem, entram. Dizem que aqui nada lhes é imposto, quem quiser vem, quem quiser nao vem (nao ha a obrigaçao semanal a que estamos acostumados, que em parte tb discordo). O curioso é que não havendo uma divulgaçao (como os profetas) a religião cresça de uma forma brutal.
Depois desta "dança" entram os Orishas acho q tb em transe (pareciam um cadito possessos, mas tenho q me informar mais para nao dizer disparates). Cada um tem uma pessoa que toma conta deles (limpa o suor, arranja as roupas e orienta-o caso se percam já q estao no "outro mundo").
É curioso e está a ser muito proveitoso para mim: nascemos com uma religião "imposta" com regras e achamos que ela é "A Religião". É certo que sempre aceitei as outras e tenho muita curiosidade em conhecê-las, mas vivencia-las faz com que cresçamos muito.. Gostava muito de entrar no mundo budista(porque não numa proxima vez).
Mas no fundo todas são iguais, objectivos facilmente compreensiveis ou não fossemos nós dotados da mesma "consciencia cósmica". O paradoxo está no que se tem observado: atritos entre elas, guerras e "epidemias de sangue". não por terem fundamentos diferentes na essência, mas devido ao orgulho de cada uma: o de querer ser a maior...

Bem, estou a cumprir o objevtivo que me propus para esta viagem: o de crescer mais um pouco e não o de unica e somente partir para a boemia com um dia de amanha sem sentido algum. Nem 8, nem 80, o equilíbrio, a harmonia é tudo. Não é novidade para ninguem.

Multiply-new fotos

Foto: show de percussão à porta do meu hostel, ontem de manha!!
(ah, estejam atentos à globo, pode ser que eu passe na nova publicidade da "Skol", cerveja daqui. :)

domingo, janeiro 21, 2007

Ilha grande-Rio- Melt


Antes de mais, olhem em http://jvasconcelos.multiply.com. Ha novidades.
Que contar... estou a escrever de casa de um couchsurfer, hj dormi aqui. ONtem mais um dia agitadissimo e muita aventura à mistura, nao sei mesmo se irei de lembrar de tudo quando chegar a Portugal. Ontem à noite fiquei numa pousada (Holandes´s Hostel), fica na vila de Abraao bem perto do matagal. Pertence à rede de Hostelling INternational, por isso foi facil escolher. Mas quando cheguei la ja nao havia camas e eu nao havia reservado nada. Quando vim de Iguaçu deu-me na cabeça e bora lá, nem sabia que demorava 1:40 de barco do continente à ilha (é longe ein). Conclusao, acabei por alugar uma tenda e dormi nela. Foi simplesmente o sono mais repousante que tive. Acordei às 6.00 com uma alvorada daqui (era dia do padroeiro da ilha e da cidade do Rio de Janeiro). EStavam a fazer uma procissao religiosa para inicio do dia com fogo de artificio. Ouvi o barulho (samba) e desatei a ir ver o que era. bem aquilo por demais o povao todo a dançar pela vila fora (muitos com uma directa em cima e muita cachaça no pelo). e nao entendi à primeira se aquilo era mesmo algo religioso, parecia-me algo pagão, mas logo entendi que o nome da religião nao conta se a essencia existe dentro de cada um.
Um pequeno parentesis aqui: quando voltei do Rio conheci uma moça que era Evangélica, adorei ter conversado com ela(mae nao te preocupes que só gosto de conhecer novas culturas). Ela transmitiu-me uma paz interior muito forte, falava sem qualquer interesse, sem "materializaçao", despegada do mundo material. E vi como ela era feliz. Ela atribuia tudo a um Deus, a uma entidade e eu como católico (não tapado) tb o aceitei. Mas considero-me mais um monoteísta politeísta, não adoro 1 só figura, um só nome. Adoro (nos 2 sentidos da palavra) tudo o que existe no mundo... ter regras impostas de uma religião pode tornar-se obsessivo e perigoso e nós temos muitos exemplos actualmente..
Bem onde estava eu, ah Pousada do Holandes, meio da mata, muito bonito. Optei por nao ir para a night, e descansar. depois da procissao/samba café da manha com tudo à maneira brasileira (Ontem só comi mesmo isso e mais 1/2 salgados), agora água foram mais de 4 litros(pingava por tudo quanto era lado). Conheci uma família maravilhosa durante a minha ida para Lopes Mendes, passei a tarde com eles, lembro o nome de alguns: Flavio Almico, Luma Ferreira: um grande abraço para vocês, a gente vai-se encontrar de novo.
Durante a viagem de barco aconteceu 1 coisa engraçada: estava a falar com o motorista, que era "um sacana para cacete" e perguntei-lhe qual era a padroeira do Brasil. Ele disse: "Vc deve estar brincando comigo. Vc carioca, não sabe disso?" Só depois lhe disse que era português e foi entao q acalmou e a partir daí já foi conversa para gringo (turista) :).
Lopes Mendes, 1 dia de praia maravilhoso. Mais uma esquentadela (tenho posto protector factor 30/40 mas mesmo assim não chega, estou quase no final da minha primeira mudança de pele, que nem uma cascavel. Voltei de barco a Abraao as 15.30 e deixei com saudade a amizade forte que criei em poucas horas. e estava de novo sozinho, mas com um olhar radiante no horizonte...
Tinha combinado com Mariana hj, Rio de Janeiro, para ir para a night. e palavra é palavra. POr isso nao fui na Lagoa Azul(é um motivo mais q sufuciente para voltar). Paulo tu tens que vir aqui porque isto é exactamente o teu (nosso) estilo!!! Apanhei a barca oficial ate Manguaratiba as 17.30 depois de ter ido buscar as minhas coisas à pousada. Em Maranguatiba peguei uma van depois de me ter certificado que era de confiança (era de uma agência, tinha uns 10 cariocas la dentro com mochilas e as pessoas tinham boa aparencia). PAra mim foi melhor porque assim fui directo para Copacabana. Nao precisei de pegar taxi rodov-copa. à hora que cheguei 21:30 não se pode facilitar NADA aqui. Olho aberto. Minha preocupaçao é deixar o passaporte em lugar seguro, depois visto-me bem simplezinho com 10 reais no bolso e a probabilidade cai vertiginosamente.
Cheguei em Copa, Banho de 5 minutos e directo para a Melt, uma disco em Leblon. Entramos pela porta do cavalo. Mariana conhecia a gerencia. La conheci uns 10 ingleses amigos de amigos de amigos de amigos. Aquela coisa né. Lotado aquilo, suava em bica. A noite começou com uns 80´s e foi melhorando atingindo o auge com o funk de sabrina. Ja sou um fa dela. Bem de regresso a casa com 8 chopos e 1 salgado, pronto para dormir mais 4 horas (muito durmo eu) e pronto agora é agora. Bem vou por mais algumas fotos, ver se arranjo voos para o Norte do pais.
O Joao Andrade convidou-me para passar 1 dia em Sao Paulo, ele faz questao de me ir buscar na rodoviaria. Vou ver se tal é possível, Fiquei de lhe dar resposta hj. A esta hora ja deveria estar numa outra cidade, mas a gente vai-se agarrando a esta cidade e custa sair.

POr favor nao percam o blog do Chris http://crustydustysojourner73.blogspot.com/
An amazing person. Ele está pensando em vir morar para Salvador, já viajou pelo mundo inteiro e escolheu este país... Mãe, ele é americano e comprou +- há uns dias uma gramática portuguesa das melhores(1 calhamaço) e já sabia que palavras terminadas em "a" sao em regra femininas e "o" sao mariotariamente masculinas. Para um inglês que só usa o "it" sem género é um dos maiores avanços na aprendizagem de uma língua (digo eu né).

Vejam o video Borboleta no multiply.

sexta-feira, janeiro 19, 2007

Angra dos Reis

Ilha grande- Angra dos Reis. Bem ontem galhei mesmo bem no aeroporto de Foz de Iguaçu.
4 horinhas, maravilha. Regressei ao Rio. A Zulete nao teve disponibilidade pois esteve a trabalhar (de qq forma obrigado na mesma).
Mas tinha ficado com o bichinho de Angra dos Reis, e pus-me a caminho. Aeroporto-rodoviaria-bus as 10.40. 3 horas de viagem.
Apanhei uma skuna de angra para ilha grande: 1.30. Foi ai que conheci um alemao que anda a viajar sozinho (afinal ha mais tolos...)
estive a pouco na pousada dele a receber informaçoes do que fazer amanha. Ja fiz a umas praias daqui e bemm. a melancolia voltou,
as x sabe bem ser solteiro, mas este e sem duvida um lugar romantico. Mas estou maravilhado, isto e sem duvida um paraiso, o lugar ideal para
uma lua de mel. Amanha talvez faça uma trilha ate a praia mais bonita do Brasil: Lopoes Mendes. depois regresso ao Rio pela ultima vez (digo eu ne..)
Bem vou-me indo porque vou jantar ou almoçar sei la, com o alemao.

Cidade del este-Paraguai e Itaipu


Aproveito que estou aqui no hostel e ng esta pra ir na internet e escrevo ja o meu diario de hj. Dormi bem ?(7horas, que maravilha), estava num dormitorio com um chinoca que passava o tempo a ler e mais uns 4, para alem do meu colega. Pacato, mas quente sem ar condionado, so com ventilkador, a janela ficou aberta mas com uma rede para mosquitos.
Acordei e fui a cidade del este-paraguai. Calor infernal.... Mais uns carimbos no passaporte. E entrei naquilo a que chamo o caos da electronica e da Candonguice. Ipods, GPS, notebooks, tudo o que se pode imaginar, e a preços que variavam da metade a mais do dobro. Fiquei tentado varias vezes a comprar (GPS entao...), mas nao. Fui avisado que la se vende muito gato por lebre. Ate mesmo a agua comprei em solo brasileiro. Comprei uma tshitszita para nao dizer que nao trouxe nada. Consumismo puro, pior que nos shoppings.
E a alfandega... nunca visto... montes de camioes, muitos sacos pretos na ponte da amizade (iguaizinhos aqueles que a gente ve nos portos quando sao apreendidos...); muita coisa estranha passa por aqui... O meu amigo Joao Andrade tem sido muito legal; ja ca tinha vindo por isso deu-me dicas e informaçoes.
Chegamos as 15:45 ao Brasil e a ultima visita na Itaipu era as 16.00. Mandamos parar um onibus mas ele disse q ja nao chegava a horas. Havia que se decidir rapido. Mototaxi, mais uma aventura... Fui abastecer com o cara 2 reais de gasosa... depois chegamos a usina, o bus estava a arrancar... demos uma volta a usina guiada, muito lindo, mas nao cheguei a entrar. depois museu do local, fechava as 17.30 e deu para ver tudo. onibus de regresso para o hostel. Jantar a descriçao as 20.30 por 10 reais, e estou aqui agora. hj nao paguei diaria por isso estou um pco a pala aqui. Mas o pesssoal diz q ta tdo na paz...
People beijos

quinta-feira, janeiro 18, 2007

Iguazu e os rolos


Dia de ontem: acordei as 8.30 no Iguazu Fall Hostel, mas so depois me apercebi que eram 7.30 (afinal de contas estava na Argentina). Cambiar dinheiro e lets go to the Entrance para as cataratas. Rolou um novo rolo (palavra carioca para candonguice, ou melhor mafia a Vasconcelos). Aqui todos os tarifarios sao mais altos para europeus (o dobro). Ai o meu amigo paulista pediu 2 bilhetes brasileiros e disse que esqueceu a identificacao. Ai a recepcionista viu pelo sotaque dele que era brasileiro e quis ver o meu tb. Foi ai que disse no meu sotaque carioca ed 10 dias (So du Riu di Janeeeru, cariooca da gema) e foi. 18 reais em vez dos 30. Aprendi isso com a Diala... Este foi o terceiro rolo, nunca paguei preco de turista, pelo menos ate agora... vamos la ver depois.
Entramos nas cataratas. Este local e sem duvida melhor que o lado brasileiro. melhor nao quer dizer que o outro seja mau... e algo indescritivel, andamos a pe umas 8 horas por trilhas construidas pelos argentinos, tudo muito seguro. Locais que nos levam mesmo em cima das cachoeiras, a uma ilha com transbordo de barco. Muitas historias entretanto, muita gente conhecida encontrei de dias anteriores, desse mesmo dia... Guardamos para o final a Garganta do Diabo, chovia torrencialmente e como foi bom. Tivemos um caminho de trem (comboio) 2,5km. SAimos e desatamos a correr para nao ficar gripado, se bem que o calor era muito. Foi so mesmo uma profilaxia climaterica:).
Chegamos ao fim. mesmo em cima da Garganta, arrepiei de novo. Milhares de litros a desaguar por segundo, o vapor de agua a entrar-me pelas narinas. Uma pressao do caneco, nao conseguia manter os olhos abertos. tirei 2,3 fotos e nao mais porque chovia torrencialmente e mais vale poucas que nenhuma. Foi optimo ter estado assim. Esttava naquela beleza natural a receber arfadas de ar quente...
DE regresso quisemos vir a correr (os tais 2,5 km), lama muita lama. encontramos uma sueca e outra da nova zelandia. E fomos a conversar ate ao final da trilha. A sueca era uma tagarela, mas muito simpatica, estava a fazer intercambio aqui (america do sul, nao sei onde). Falamos tanto tanto e cheguei depois a conclusao q me esqueci de perguntar o nome dela...

Bem mais coisa haveria para contar, doce de leite sacado por um Quati, banho quente quente no rio.
Muito bom
Paulo, hoje vou a maior central hidroeletrica do MUNDO e ... depois digo.

Abraco

quarta-feira, janeiro 17, 2007

Iguazu Falls- Argentina

Antes de mais as minhas desculpas a todo mundo. Imagino a ansiedadeque criei: um dia sem noticias, a imaginacao fertil de cada um proliferando sobre o que poderei ter feito.
Argentina: PuertoIguazu city downtown (ou so mesmo town, pq acho que isto nao tem uptown :)).
Ontem estive nas famosas cataratas Iguacu, lado brasileiro... Majestoso e imponente. Nao parece deste mundo. A garganta do diabo bota no minimo 15 mil metros quadrados de agua por SEGUNDO,tendo ja atingido 45 mil. Da para ter a dimensao daquilo. (Dady quanto bota o nosso canudinho la em celorico? :) ). POsso dizer que em 4 horas gastei 1 giga de fotos. Era um autentico chines. Fotos, videos. Um autentico BBC traveller.
Que vontade de escrever tdo, mas so tenho 12 min... Fiz uma travessia de barco que nos levou bem perto das quedas. LINDO!!! puseram-nos mesmo debaixo de uma catarata ...
Nao vou descrever mais as Falls, qdo tiver fotos disponiveis vcs veem...
Agora estou num saibro cafe, Argentina. Uns singelos km alteram tudo. A terra aqui e vermelha, as pessoas tem tracos de indios e os teclados sao uma... Nao consigo escrever arroba e segui a dica do meu colega brasileiro (Joao Andrade) que esta agora aqui ao meu lado. Fui ao google, escrevi arroba e copiei o simbolo... Ontem estava completamente roto, esteve um calor abrasador nas quedas, nao vi quanto, mas deve ter chegado a uns 40 graus sem exagero. A minha preocupacao era beber agua, comer estava em 2o plano, ate pq tenho uma barriguinha a abater :)
Fiquei num hostel (Iguazu Falls hostel) e jantamos la com a mitralhada que estava viajando. Fizeram um assado (tipo rodizio argentino) por 18 pesos.Tive pena de nao ter socializado mais, mas as vezes nao da mesmo. Depois fui com o Joao Andrade dar uma volta no centro, visitamos um casino daqui (nao joguei, nao gosto de ver a cara absurda e pasmada, autenticamente hipnotizada do people metendo moeda atras de moeda que vao ficando anuladas com um simples clicar de um botao). Gosto de riscos, mas nao destes.
Hoje vou passar o dia do lado argentino, dizem que e ainda mais bonito... duvido, impossivel.
a noite venho buscar a minha mochila ao hostel e parto para o Brasil. Logo, ou amanha conto os proximos episodios.

terça-feira, janeiro 16, 2007

Paudimar Hostel-Foz do Iguaçu


Antes de mais aqui ponho 1 foto. Rocinha´s favela.

Dizem vcs. Que anda este caramelo a fazer sempre na net... Nao resisto pq tenho que compartilhar isto com todos... e os programas tem sido feitos na hora via mail com o pessoal que tenho conhecido.
Olhem só para isto. Hj de manha comprei os meus bilhetes de avião (com a ajuda preciosa do meu padrinho -valeu:)), assim naquela, tipo, iá... Tratei de passar fotos para um cd (já la vao 4 ou 5), cafe da manha as 12.00. tarde passada na Lapa com o Joao Paulo, visita ao bondinho, sonker da Lapa e muita Antartica!! Dai directo para o avião, o sono chegou. Fui na Gol escala em Campinas ?, conexao em Curitiba (nem sequer fui ver ao mapa onde ficava isso; so sei que o destino final é onde estou agora:)).
Mas foi tdo incrível, porque tenho andado tao relaxado, sem stress. Durmo no aviao, acordo, mudo para outro... perfect. Chegado aqui nao tinha reserva confirmada em hostel nenhum. sabia porem de antemao muitos locais cool. saio do aviao vejo 3 pessoas com o meu stile. Humm... fui ter com elas, iam ficar neste hostel onde estou. pegeui um taxi com eles, dividimos a despesa e para surpresa das surpresas uma delas é Belga e esteve em Coimbra...
Eles ficaram noutro quarto, estou num so de homens. Amanha talvez me mude porque o Joao Andrade me disse que na Argentina vale a pena.

Bem vou dormir umas 4 horas. Cafe manha as 7.30 e lets visit this think. Depois logo se vera...
See you...

segunda-feira, janeiro 15, 2007

Viagem a caminho.

Paulo acabo de comprar uma viagem de 3 dias para um lugar... Sei que tu sabes qual é. Adivinha.
Mandem ideias. Qual o local que um portuga maluco por natureza e vida selvagem tem de ir estando no Rio...
Enquanto no houver propostas no revelo o destino final. saio hj e volto ao Rio dia 19. Muita mais coisa j estao programadas.
POr sinal hj vou-me encontrar nesse local com um brasuca que faz turismo e conhece esse local como a palma da mao (dele:)).
Bem como devem ter notado devo ter dormido outra vez umas 3 horas. Sono nao tenho!! Cansaço nao existe, a cabeça trabalha a 100 à hora. Tenho que aproveitar cada instante!!
Ate mais, num local qq...

(...)

Cheguei agora ao hostel. Sao 3:40 Copacabana city. Isso mesmo Copacabana, vim com o Joao Paulo, um cara muito cool. Passamos a noite a conhecer a zona (... querias saber mais nao era... era doce). Tudo tranquilo, passamos no sambodromo (ha treinos la) depois uns barezitos and so on...
Hoje, sem duvida foi o dia em que a minha supra-renal ficou mais espremida.
EU FIZ PARAPENTE NO RIO DE JANEIRO!!!!!!!!
Isso mesmo brother, uma coisa de outro mundo. Parapente é bom, Rio é bom. Agora junta os dois. Encontrei-me com a Zulete +- as 11:00 e paramos num local para ver a vista. Ai um cara veio ter comigo a ver se queria fazer parapente. Ja tava com isso na mente desde que cheguei. Ele é uma pessoa bestial, tive mesmo gosto em conhece-lo. So me disse que so voaria se as condiçoes atmosfericas estivessem a 100 por cento. Segurança maxima. Ele ja fez mais de 1000 voos sem qq problema. Esperei na Pedra Bonita mais de 1:30 para pegar um vento adequado para descolar. Durante essa espera muitas asas delta descolaram, mas parapente so estvamos la nos e todo o mundo olhando. Ele teve a dar-me dicas de voo, como funciona e acima de tudo adorei "entrar" (va nada de malicia- nada de veado nao :) ) no mundo dele. Uma pessoa tranquila que acima de tudo respeita a natureza. So me disse isto "Se a gente aceitar a natureza como ela é, podemos voar a vida inteira..." Fiquei monte de tempo a ver a vista, so contemplando... Como ha locais paradisiacos... Se nao levantasse voo nao tinha importancia, So o facto de lá estar ja era magico... Talvez por ter tido este estado de espirito, as condiçoes melhoraram. O vento virou directo para o morro, ascendente, com térmicas. Oh, já tou falando termos técnicos... Aí, a descolagem... Eu ia à frente no mesmo parapente que o instrutor e tive de correr com toda a força possível para levantar. Rasguei uma havaina durante a descolagem (que é que interessa). Que sensação!!! Como se o céu te estivesse a sugar, que nem um gato cria quando é agarrado pela mãe. O voo durou uns 20 minutos, uma eternidade que nunca esquecerei. Vi a Rocinha do céu (a maior favela do Mundo com 3 milhoes de habitantes), voei no oceano... so de pensar...
Aterragem muito suave depois conheci a familia da Zulete.
Tia Anabela fomos todos comer uma moqueca... (foi Zulete que mandou dizer pra vc :) ). Atençao moqueca nao e moleca/meleca ou moqueca sem "mo" :). é +- uma caldeirada de peixe acabado de pescar (robalo, cherne...) com um monte de coisas (pirao, camarao, farofa...).
Fotos hoje quase cheguei a 1 giga!!
De seguida fomos comer uma pizza de chocolate/banana em casa da Zulete. So good. As 20:40 saimos de la, tomei banho e directo para sambodromo para ter com Joao Paulo.
e pronto, este foi o meu singelo dia...

domingo, janeiro 14, 2007

Me belisquem por favor

Devo estar dormindo, num sonho profundo. Vos descrevi esta cidade, tdo de bom e tdo de mau. So tenho conhecido o primeiro lado. Eu amo o Rio. Vai custar muito sair daqui. ja nao tenho classificaçao para o que tenho passado. Ontem fui na vila de este, a escola de samba que ganhou o carnaval o ano passado. Como foi "bom". Ver toda aquela alegria. Voces acreditam que aqui o portuga estava dançando samba que nem carioca. O pessoal fez uma roda para mim e ai peguei uma carioca da area e fiquei dançando com ela. unbelievable!!! Totalmente todo suado com uma caipira na mao :)

Eu acho que nao mereço tanto...
para que esta viagem ficasse na memoria bastaria que eu tirasse uma foto com a garota que tirei ontem. Fico bobo cada vez que olho para ela.
Minha mae, tudo tranquilo. Nao vim aqui para fazer turismo sexual, nao quero mesmo. Sabe porquê? Porque eu grudo nas pessoas e depois nao conheço mais local nenhum. Quero ser livre...
Zulete acaba de me ligar! Vou ter que ir.
Sejam felizes...
Joao Vasconcelos

PS: ha fotos e videos novos http://jvasconcelos.multiply.com

SAmba!!

Tou com uns 5 minutos, ou talvez nao. Estou a sair agora para um samba organizado aqui pelo hostel. Estava para ir com a Diala, mas a bateria nao o permitiu.
Ontem fui num show de Ivete, Skank, Jota Quest, Funk com Sabrina... o melhor que fui ate agora... um paraiso. Chovia torrencialmente e o pessoal todo fora a dançar no lamaçal. So estando la. So de lembrar... um sonho... a Ivete a 5 metros de mim...
HJ passei o dia todo com a família Diala. Muito bom... Estivemos a visitar as escolas de samba, local onde produzem os carros alegoricos. Lindo.
La vi a mulher mais linda a face da terra. O Rafael me deu um presente... dps mostro foto, mas nao a vou por na internet nao :).
Depois Barra Shopping, um monte de pessoas. Andei numa cena muito maluca. melhor que bungee jumping...
conheci agora 2 francesas q estaoa fazer intercambio em slavdor 6 meses., Disseram q iam a um sambinha. Pronto, assunto arrumado... vamos nessa. Estamos a sair agora todos juntos...
Mariana nao fique chateada nao, a gente se encontra mais tarde.
Amanha passom o dia com a Zulete e a noite encontro com Joao Paulo ja confirmado.
Beijops para tuti el mundo.

sexta-feira, janeiro 12, 2007

Back to Rio

Maluco, esta viagem esta a ser uma coisa fora de serie. imagino que isto deve causar alguma dor de olecraneo(procurar num dicionario medico), mas eu nao obrigo ng a ler isto. So le quem quer. Agora nao tenham inveja nao. E uma coisa muito feia... E para se ser Feliz nao e preciso dinheiro (mas ajuda- Tio Luis obrigado, confirmo a recepçao daquela montante q me disse, vai dar para fazer um plano de sonho, depois conto). Minha mae, lembras-te do cheque do Natal?
Ora bem, ontem fui com umas 15 pessoas do hostel de Buzios a noite para uma disco da zona. 40 reais, cerveja liberada... Voltei ao hostel. dormi umas 3 horas, peguei o onibus para o rio (dormi mais 3 horas), vim com uns australianos, pagamos a meias o taxi e ca estou de novo no mesmo hostel q estive 3 dias atras. vou ficar ca pelo menos ate Domingo.

Tava para fazer uma trilha com o Flavio, mas ele ainda nao me ligou. Da para organizar as coisas
Amanha vou passar o dia com a Diala, à tarde vamos a escola de samba. A noite vou com a Mariana e alemaes para a Melt (disco night session in rio). Domingo espero estar com a Zulete e com o Joao Paulo e Teresa.
Hj tem um show muito www.arenaveraorio.com.br , mas ainda nao arranjei companhia para nao ir sozinho. mas acho que nao vai ser dificil. Ja agora, quem estiver no rio e queira ir me ligue 88458638.

Bem vou indo,

See you guys.

quinta-feira, janeiro 11, 2007

Cabo Frio e Arraial do Cabo

Sao mais ou menos 21 horas e estou num cyber cafe em Arraial do Cabo, meia hora de onibus de Buzios. Vim com os 2 brasileiros que conheci em Buzios. Um deles ja ca tinha vindo por isso grande parte do trabalho ja estava feito (mapas, pontos de interesse...). Bem, isto e simplesmente incrivel. cabo frio é lindo, nao e muito conhecido, tem mais pessoal daqui por isso se torna magico. As pessoas sao simplesmente simpaticas acolhedoras... o tipíco brasil. Terra pacata, mas com muita diversao. Praias lindas, agua translucida, Forro na praia, caipira, agua de coco e bundinha negrona.
A Daniela Mercury bem dizia que era um pais abençoado... Eu, que tenho ja tou ha 24 anitos em Celorico e tou spe a conhecer coisas novas, imagino o qeu ha por esse mundo fora...
Ha uns minutos tava num mirante a ver o por do sol rodeado pelo mar (e como ele é grande aqui).
Normalmente estranha-se e depois entranha-se. Aqui nao se estranha muito nao :).
Estou churrascado, hj foi um dia de sol intenso, e como ja trazia a bagagem do de ontem, isto esta ficando preto :).
Bem, nao da para contar tudo, porque cada minuto tem a sua magia e eu so tento escrever o esquema diário. Ha coisas que so sentidas: a humidade, o calor e como ele nos transforma, nos torna sociáveis e com vontade de sorrir. É, hoje estou virado para a melancolia, mas esta descansada minha mae, nao arranjei gata nao :).
Daqui a pouco vou para Buzios de volta, ultima noite lá. Amanhã regresso ao Rio, chego la as 10.00. Acabei de combinar uma trilha ate à Pedra Bonita com o meu colega Flavio Veloso, fotografo carioca "da gema". Depois logo se verá...
Vou indo, abraços e beijos para todos.

quarta-feira, janeiro 10, 2007

Buzios 2

Pensava eu que nada podia melhorar.
hj posso dizer que foi o melhor dia que ja alguma vez tive.
Dormi 3 horas, acordo, vou para o centro de buzios, viagem de barco pelas ilhas 3 horas com chopo gelado, conheço um montao de people, inclusive um brasileiro com casa aqui (....). Vou almoçar e jantar tudo junto as 17.00 rodizio de tdo o q ha de melhor por 10 reais (pco mais de 3 euros) e agora vou para o hostel para o centro night session.
Programaçao nao para. Conheci baianos q me indicaram locais para ir em salvador... muito show de bola:)
Bem vou indo. Fotos, pois... ora deixa ca ver o q se arranja. Ah... vao a http://jvasconcelos.multiply.com secçao brasil versao2.
Beleza cara!!

terça-feira, janeiro 09, 2007

Buzios

Grande Xico, nao te estava a ver quieto!!

Nem sei por onde começar. Bem vou so dizer onde tou agora: em Buzios, minha mae. Sim a das novelas. Jericoacoara e lindo, mas isto passa;lhe a perna. Um dos locais mais ricos do Brasil. Brigdgit Bardot esteve aqui, muitas pessoas famosas tem casa aqui.

So visto. Vim com 3 australianos q conheci no rio. Estou com mais 2 brasucas e 1 argentino no quarto. Isto promete.
ontem fui no Pao de Açucar que nem carioca. 4 reais!! 2 de onibus para la e outro tanto para ca. Fui por uma trilha e subi 300 m em 15 min. conheci mais 2 brasileiros que foram impecaveis.
So para ter uma ideia acontece de tudo, ha 2 dias tive um jantar social chique a valer, com médicos (essa cambada) e ontem foi uma noite underground. Cultura é o que tenho aprendido: desde a como distinguir um veado na rua :), ate a um rodizio com tudo (sushi, carne de todo o genero, queijo, e mais). Para ja tem tudo corrido a cem a hora. Muito bom, como nao tenho programa fixo tou livre. Como e bom ser solteirinho :)

Aqui vai um cheiro para os proximos dias: 2 dias em Buzios, 6 vou fazer uma trilha com um carioca. Sexta acho que vou passar o dia com a Diala (tenho q ver melhor na agenda) e talvez iremos a uma escola de samba (estou mesmo curioso). Sexta a noite vai haver encontro de couchs (mariana, 2 ou 3 alemaes...), sabado ja nao me lembro, domingo feira hippie e almoço com Zulete. Estva a pensar em bazar do rio na segunda, pois ja tenho outros planos (surprise), mas e melhor nao fechar a cancela, assim corre melhor. A pouco fui convidado para ir no sitio do Flavio, o meu amigo que me foi buscar ao aeroporto, mas como ja tou aqui nao da.
Bem vou tomar um banhinho e night. aqui e massa
Mae, isto e tranquilo
Beijos e Abraços

segunda-feira, janeiro 08, 2007

Brasil

Tudo começou uns dias após o Natal, quando o meu santo governo portugues teve a excelente ideia de nao me por a trabalhar e dar um mes de vacances.
A vida corre, foge... e o presente nao existe. e q nao existe mesmo: oh, ja passou, ja foi. Como tal, ha que aproveitar o passado para programar o futuro e viver esse instante magico que é o de agora.

Tive umas pequeninas experiencias ha uns tempos atras, quando estive em Fortaleza 2 meses e em Praga 3 meses. Deu para ganhar o bichinho.

Deixemo-nos de treta, coisas concretas: estou no Rio de Janeiro, a cidade, que um couchsurfer que conheci em Cesky Krumlov (Rep.Checa) descreveu como a cidade que tem tudo de bom e que tem tudo de mau. e basta. Isso diz tudo: emoçoes fortes, gente maravilhosa e gente perigosa.
Ontem andei com os pelos eriçados e acreditem que nao foi de frio!
Conheci a D. Diala, irma de Eliane, uma grande amiga da minha tia Anabela que mora em Clermont (França) e a sua familia.

Foram impecaveis, visitei o Cristo Rei, o grande marco aqui do Rio. Ja soube que em Portugal estam a passar noticias de mau tempo aqui. esta nublado e certo e, por vezes, caem umas "pancadinhas" de chuva. para mim isso nao tira o encanto e tem vantagens: a temperatura varia de 22-33 graus e nao se atingem os 40 que, por vezes ha no verao.

Como disse, ontem fui ao Cristo, tive sorte. EStava um pouco nublado, mas o ceu abriu e deu para ver a magnitude deste sítio (ou melhor, deste local :) ).