
Oi, encontro-me agora em Natal e estou a reviver os locais por onde passei 1 ano atras. A compra de ticket para o onibus, o onibus A qu sai do aeroporto e me deixa perto do natal Shopping e daí directo para Ponta Negra.
Virei 2 noites, ou seja já não durmo em terreno horizontal e estável há mais de 48horas. Claro que se vai dormitando ali e acolá (2horas no avião, 2 horas no festival de verão eh,eh, 2horas na praia de manha), mas claro esta que a relaçao sono REM/não REM esta alterada :). Mas não me sinto mal, ja o fiz antes por isso sei como lidar com isso. Tenho mais de 8 horas de aviao hoje esperando por mim. Maravilha, um encosto.
Como devem ter reparado ontem nao puliquei nada. Nao deu mesmo. Os ultimos 2 dia em Salvador "foram dez", expressao predominantemente bahiana para dizer "100por cento"(aqui a nota maxima de avaliaçao é dez). Foi engraçado pois o people que conheci e me disse essa expressao passou tb a usar "isso é vinte, em Portugal" :). Minha mainha isto deve ter algum nome tecnico_ vou chamar-lhe "promiscuidade linguística" :)
Salvador nao me surpreendeu e surpreendeu-me. Primeiro pq tudo o que me falarm é mesmo verdade: é o paraíso. segundo pq como nunca tinha estado no paraiso foi algo que superou tudo!! Dai o paradoxo.
Tudo esta em harmonia: as bafaradas de ar quente, a alegria de todo um povo que nao consegue parar de dançar e sorrir (muitos deles podem ate ser falsos, mas que interessa). Acho que tinha ficado nos 2 ultimos dias em salavdor. ando um pouco perdido nos dias de semana, so tenho controlado o numero do dia.
dia 23 passei o dia na praia da Barra, uma autentica piscina a disposiçao. Costumo tomar banho em água mais fria em casa e nao tou a exgerar. Temperatura acima dos 28 seguramente. Sentia-se um arrepiozito quando se levantava da água. Fui ao Farol ver a vista, sozinho mas empretigaitado. Alimentado a soro (água de coco),salgados, queijo coalho na brasa (lembras Xicote?),sandwiches naturais na praia, acaraje, skol gelada, etc...Conheci alguma gente daqui. Stresso qdo conheço turistas, estou ca quero é entrar no mundo de ca. 2 baihanas: Jessica e Franqueline. Muito simpáticas e hospitaleiras. O por do sol chegou (visto no morro dos namorados_local onde muito people se desloca (tal como em Jeri Xico_mas aqui com um dimensao bem menor). Tinha combinado com a Georgilina, australiana q estava no hostel para irmos a um "samba de fundo do quintal". O que mais me fascinou foi que ela disse que ia estar com um Pai de Santo, uma das pessoas "mais influentes" do candomble... MAs cheguei atrasado, eram 20.30 e tinha combinado as 20.00 (exaltei-me a tirar fotos do sunset. Mas a noite foi igualmente optima. Acabei por ir jantar um verdadeiro manjar ao som de um samba a uns 50 passsos do hostel, acompanhado pela Franquelene. E aprendi muito com ela: giria, sotaque e essencia no viver.
Depois o pelourinho: à terça é o melhor dia, estive a ver Geronimos na escadaria do Carmo, lotado!! Cama, pois tava cansado. Dia seguinte praia do Flamendo, melhor que tudo, lagoas de areia onde nos deitamos, nos derretemos... tudo muito bom!! DAi fui directo e mais uma vez sozinho para o Festival do Verao (o maior do brasil se se excluir aqueles esporadicos como o Rock in Rio).Calçao, t-shirt, havaina e mais nada. Gigante. demorei meia hora para o contornar. Banda Eva, Cidade Negra, Chiclete com Banana (Xico!!!)... E tava eu ali feito um tolinho... as vezes ponho-me a pensar (mas so as vezes). Conheci algum pobao. Dayana um beijo. Obrigado por me aturares! Estivemos a aguardar que o dia nascesse para sairmos do recinto com segurança. Foi optimo, fomos os 3 (eu, ela e uma amiga) ver o nascer do sol em cima de uma duna branquela branquela, que nem putos. Dai peguei o bus com ela, cheguei ao hostel as 7.00 e bora la. As 8 havia que sair para ter um dos dias mais fantasticos que ja tive. Passei o dia com a Georgilina, Franquelene e a Alessandra (francesa) numa skuna (barco) das 9.30 ate as 17.30. Visitamos 2 ilhas (dos frades e outra que ja nao lembro). Optei por nao ir ao morro de S Paulo, pois nao havia tempo e a despesa para la chegar é gde e nao compensava ir e vir no mesmo dia.
Skuna: fruta, mar, sol, mais de 50 pessoas e samba ao vivo todo o dia. Simplesmente... Ta bem eu calo-me. Nao falo mais. 17.30 fui ao mercado modelo, visitei o underground de lá (local onde os escravos eram acorrentados e mortos). Um ambiente pesado. Nao tive coragem de tirar fotos por respeito.
Fui buscar a minha mochila e visitei o dique do tororo, lago gde com varias estatuas de orixas. lindo! Dai foram 2 horas de bus ate ao aeroporto (transito infernal devido ao festival_afinal era dia de Ivete). Fiz check in e a minha preocupaçao era nao adormecer. atraso de 1hora no voo. cheguei a natal mais ou menos as 3.00, dormi 2 horas nuns bancos que nao dava para deitar (q dores de costas..). qdo amanheceu peguei um bus e directo ponta negra-praia.
Deixei as minhas coisas num cofre no aeroporto. chinelo e bermuda solamente. Estava a olhar para o mar e um cara q da aulas de surf perguntou-me s queria. depois de regateado o preço bora la afinal de contas tou aqui pra que.
Ja me pus em pe na prancha (2 vezes), mas confesso que podia ter aproveitado mais, as vezes pegava uma onda e tava tao molengao que deixava-me ir sem me levantar sequer. é o que faz passar 3 dias na bahia.
E pronto acho q o essencial esta aqui. Foram 21 dias, mas foram experiencias de varios anos. Agora ha que por os pes novamente em terra e trabalhinho.
Bem vou-me por a caminho... para ai.
Devo chegar ao Porto Portugal as 9.00 dia 27.
Paulo depois manda-me um msg pro tmn a dizer se vais a Celorico. Eu vou de metro pra casa qdo chegar.
E pronto brother vou-te passar o testemunho; deves estar ansioso: para alem de ires para um local novo deves estar a sentir aquele medozinho do desconhecido e o respeito da altura. Apesar de aparentemente tranquilo devo confessar que qdo cheguei ao Rio e sai do aeroporto tava todo todo ca_adinho :)