Ilha grande-Rio- Melt

Antes de mais, olhem em http://jvasconcelos.multiply.com. Ha novidades.
Que contar... estou a escrever de casa de um couchsurfer, hj dormi aqui. ONtem mais um dia agitadissimo e muita aventura à mistura, nao sei mesmo se irei de lembrar de tudo quando chegar a Portugal. Ontem à noite fiquei numa pousada (Holandes´s Hostel), fica na vila de Abraao bem perto do matagal. Pertence à rede de Hostelling INternational, por isso foi facil escolher. Mas quando cheguei la ja nao havia camas e eu nao havia reservado nada. Quando vim de Iguaçu deu-me na cabeça e bora lá, nem sabia que demorava 1:40 de barco do continente à ilha (é longe ein). Conclusao, acabei por alugar uma tenda e dormi nela. Foi simplesmente o sono mais repousante que tive. Acordei às 6.00 com uma alvorada daqui (era dia do padroeiro da ilha e da cidade do Rio de Janeiro). EStavam a fazer uma procissao religiosa para inicio do dia com fogo de artificio. Ouvi o barulho (samba) e desatei a ir ver o que era. bem aquilo por demais o povao todo a dançar pela vila fora (muitos com uma directa em cima e muita cachaça no pelo). e nao entendi à primeira se aquilo era mesmo algo religioso, parecia-me algo pagão, mas logo entendi que o nome da religião nao conta se a essencia existe dentro de cada um.
Um pequeno parentesis aqui: quando voltei do Rio conheci uma moça que era Evangélica, adorei ter conversado com ela(mae nao te preocupes que só gosto de conhecer novas culturas). Ela transmitiu-me uma paz interior muito forte, falava sem qualquer interesse, sem "materializaçao", despegada do mundo material. E vi como ela era feliz. Ela atribuia tudo a um Deus, a uma entidade e eu como católico (não tapado) tb o aceitei. Mas considero-me mais um monoteísta politeísta, não adoro 1 só figura, um só nome. Adoro (nos 2 sentidos da palavra) tudo o que existe no mundo... ter regras impostas de uma religião pode tornar-se obsessivo e perigoso e nós temos muitos exemplos actualmente..
Bem onde estava eu, ah Pousada do Holandes, meio da mata, muito bonito. Optei por nao ir para a night, e descansar. depois da procissao/samba café da manha com tudo à maneira brasileira (Ontem só comi mesmo isso e mais 1/2 salgados), agora água foram mais de 4 litros(pingava por tudo quanto era lado). Conheci uma família maravilhosa durante a minha ida para Lopes Mendes, passei a tarde com eles, lembro o nome de alguns: Flavio Almico, Luma Ferreira: um grande abraço para vocês, a gente vai-se encontrar de novo.
Durante a viagem de barco aconteceu 1 coisa engraçada: estava a falar com o motorista, que era "um sacana para cacete" e perguntei-lhe qual era a padroeira do Brasil. Ele disse: "Vc deve estar brincando comigo. Vc carioca, não sabe disso?" Só depois lhe disse que era português e foi entao q acalmou e a partir daí já foi conversa para gringo (turista) :).
Lopes Mendes, 1 dia de praia maravilhoso. Mais uma esquentadela (tenho posto protector factor 30/40 mas mesmo assim não chega, estou quase no final da minha primeira mudança de pele, que nem uma cascavel. Voltei de barco a Abraao as 15.30 e deixei com saudade a amizade forte que criei em poucas horas. e estava de novo sozinho, mas com um olhar radiante no horizonte...
Tinha combinado com Mariana hj, Rio de Janeiro, para ir para a night. e palavra é palavra. POr isso nao fui na Lagoa Azul(é um motivo mais q sufuciente para voltar). Paulo tu tens que vir aqui porque isto é exactamente o teu (nosso) estilo!!! Apanhei a barca oficial ate Manguaratiba as 17.30 depois de ter ido buscar as minhas coisas à pousada. Em Maranguatiba peguei uma van depois de me ter certificado que era de confiança (era de uma agência, tinha uns 10 cariocas la dentro com mochilas e as pessoas tinham boa aparencia). PAra mim foi melhor porque assim fui directo para Copacabana. Nao precisei de pegar taxi rodov-copa. à hora que cheguei 21:30 não se pode facilitar NADA aqui. Olho aberto. Minha preocupaçao é deixar o passaporte em lugar seguro, depois visto-me bem simplezinho com 10 reais no bolso e a probabilidade cai vertiginosamente.
Cheguei em Copa, Banho de 5 minutos e directo para a Melt, uma disco em Leblon. Entramos pela porta do cavalo. Mariana conhecia a gerencia. La conheci uns 10 ingleses amigos de amigos de amigos de amigos. Aquela coisa né. Lotado aquilo, suava em bica. A noite começou com uns 80´s e foi melhorando atingindo o auge com o funk de sabrina. Ja sou um fa dela. Bem de regresso a casa com 8 chopos e 1 salgado, pronto para dormir mais 4 horas (muito durmo eu) e pronto agora é agora. Bem vou por mais algumas fotos, ver se arranjo voos para o Norte do pais.
O Joao Andrade convidou-me para passar 1 dia em Sao Paulo, ele faz questao de me ir buscar na rodoviaria. Vou ver se tal é possível, Fiquei de lhe dar resposta hj. A esta hora ja deveria estar numa outra cidade, mas a gente vai-se agarrando a esta cidade e custa sair.
POr favor nao percam o blog do Chris http://crustydustysojourner73.blogspot.com/
An amazing person. Ele está pensando em vir morar para Salvador, já viajou pelo mundo inteiro e escolheu este país... Mãe, ele é americano e comprou +- há uns dias uma gramática portuguesa das melhores(1 calhamaço) e já sabia que palavras terminadas em "a" sao em regra femininas e "o" sao mariotariamente masculinas. Para um inglês que só usa o "it" sem género é um dos maiores avanços na aprendizagem de uma língua (digo eu né).
Vejam o video Borboleta no multiply.
13 Comments:
Obrigado Diala, vcs contribuiram para o sucesso desta viagem!! Com certeza a gente se verá no futuro.
Acabei de combinar 1 coisa muito marada com o Joao Paulo!!! See you later...
Acabei de combinar 1 coisa muito marada com o Joao Paulo!!! See you later...
Cheguei às 21.30 a Salvador da Bahia!! Comprei um voo que deveria sair do rio às 16.10, mas devido a atrasos no aeroporto de S.Paulo Congonhas, tive de esperar umas 2 horas.
Estou no hostel Laranjeiras no pelourinho da cidade, bem no centro.
Durante a viagem perguntei a opinião a uma bahiana e ela disse q a esta hora o melhor mesmo era apanhar um taxi. Levou-me onde se apanham os mais em conta, pois mesmo a frente do aeroporto eles cobram 70 contos (contos=reais) e eu paguei 35. E prontos, alone again, cansadito. A noite aqui acabou, o camon da recepçao disse que Domingo e Segunda nao ha muita coisa; o mais forte e na terça e em diante. Vai dar para repousar um pouco. Caminha e roupa (só de cama:) ) lavada.
Salvador com tudo de bom e autentico - so faltava la o Joao !
Axé, carnaval, acarajé, vatapa, Itaparica, por-do-sol em Itapoa...
E todo esse fun Solteirinho da Silva ? Mas eh muita coisa para um cara so!
Passando no Mercado Modelo, se puderes compra um pacotinho de camarao seco pra tia. Com sotaque baiano deve ficar por um ou dois contos. (eh leve e nao estraga).
Vai uma abraço pra Gal C, G Gil, Daniela M.
bjs
Salavador?!Ahhh...inveja ;)tens de comer um queijo assado na Praia da Barra :) aproveita!se puderes dá um saltinho a Morro de São Paulo...é lindissimo!beijo grande e diverte-te na Bahia!
Ola Ju!!
eh, estou na tua terra :)
Vou começar a desbravar a cidade. A musica abunda e a bunda também :)
Talçvez logo a noite va no terreiro. Li no guia que é bom, mas ainda nao percebi muito bem o que é. Tem q se ir de calças :( e camisinha lavadinha. Vou ver o q arranjo nesta altura do campeonato.
Manda mais dicas Ju... Tu que estiveste aqui...
Beijos
Tinha muitos e muitos planos, mas acho que vou aproveitar mais esta cidades. éum local que sempre desejei conhecer pelo que me tem contado dele.
Ja estou em contagem decrescente
:(, NAO :) Be happy
João, aproveita os dias que te restam. Que belos dias tão bem passados. Tornaste-te uma pessoa diferente não?
Beijocas e bons últimos dias por aí
joaozinho,essa cidade é demais!a música é mesmo uma constante e isso percebe-se logo! os baianos têm uma energia incrivel!ha tanto para ver...
há coisas a não perder mesmo!Ilha de Maré e Praia do Forte são também dois lugares lindissimos.Mas estando hospedado no pelô tens automaticamente direito a uma dose concentrada de baianagem ;)
depois conta-me como foi la no terreiro...
E nós ainda ficamos zangados quando os americanos não fazem ideia onde fica portugal... tu andas aí de um lado para o outro de avião e para mim é tudo o mesmo, nem imagino como possa ser tudo tão diferente dentro do mesmo Brasil. Mas é como dizes, só vendo.
Ora venham lá os relatos de... onde é que o homem está agora... huummm... Salvador da Bahia, né?
Li bem ? Estas indo no terreiro? E nem sabes o que eh ?
Amanha conta as impressoes, estou curiosa.
É verdade, aqui tudo é muito longe, ainda estou a cerca de 20 horas de bus do meu destino final... e já estou no nordeste. Ainda nos queixamos nós que Lisboa fica longe...
Deve haver muita coisa fantastica (e péssima) por esse mundo fora.
Enviar um comentário
<< Home